quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Software: um caminho de interação entre professores e alunos


O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida dos educandos, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao desenvolvimento de cada um deles. Os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida. O computador incentiva o aluno a descobrir novas maneiras de aprendizagem. O teclado por exemplo, desenvolve habilidades de digitação, diminuindo assim dificuldades na escrita das palavras e desenvolvendo a locomoção motora, mesmo sendo nas śeries de 5ª a 8ª série. A introdução da informática no conteúdo pedagógico nas escolas, oferece as nossas alunos o conhecimento da máquina, gerando interesse em aprender.
Segundo o conceito de ferramenta educacional, o computador funciona como um poderoso recurso para o aluno usar no seu processo de aprendizagem formal e informal. A concepção do computador como máquina de ensinar implica num papel em que o programa transforma o computador em professor, conduzindo a atividade do sujeito, no ensino de algo específico, dispensando a interferência de outras pessoas no processo. Aqui temos alguns exemplos, como: o tuxpaint.

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